quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Combate imperdível

O dito popular apregoa que “duas cabeças pensam melhor que uma”. Em todo campo do conhecimento humano, a construção coletiva, com a participação direta dos envolvidos, e o apoio da sociedade, traz resultados efetivos e muito superiores aos que seriam coletados a partir de uma proposta individual. A democracia embala o processo, ao permitir que as vozes ecoem. Não é fácil conciliar múltiplas opiniões, boa parte delas divergentes. Porém, é divino. Vencido o teste de fogo do respeito e tolerância com a diversidade, toda a população sai ganhando. 

"construção coletiva traz resultados muito superiores aos
que seriam coletados a partir de uma proposta individual."
Sob essa óptica, merece registro e destaque o II Encontro de Grêmios Estudantis, realizado este mês (12/09), no Teatro Vasques, em Mogi das Cruzes. A importância da iniciativa justifica o reconhecimento especial à figura maiúscula da dirigente regional de Ensino de Mogi das Cruzes, Profª Rosania Morales Morrone, em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal da Juventude de Mogi das Cruzes. O evento teve caráter regional com a participação dos representantes das organizações estudantis de 75 escolas estaduais de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis, atendidas pelo órgão da Secretaria Estadual de Educação. 

Reputo de fundamental importância a participação dos alunos, por meio de grêmios estudantis, juntamente com mediadores, gestores e autoridades públicas. É o instrumento para fomentar cada vez mais as discussões racionais e sadias, objetivando o tão desejado ensino de qualidade para todos. Fique claro que o ponto de vista do estudante é tão importante quanto o dos demais agentes do sistema educacional. Não pode ser desprezado nunca. Foi-se o tempo em que prevalecia o equivocado conceito de que a juventude era alienada. Nunca foi. O que havia era o bloqueio da sua participação. 

Como cidadão brasileiro, filho e neto de japoneses, trago do berço o aprendizado dos meus ancestrais. A desigualdade social naquele país é ínfima como efeito da permanente prioridade de altíssimos investimentos no ensino de qualidade, visando a excelente formação do ser humano em todos os sentidos. Como gestor e homem público, alicerço-me infinitamente nesta lição elementar e travo uma batalha nacional para melhorar a nossa educação. Mogi das Cruzes tem sido um diferencial no País, servindo de referência na busca incessante da excelência no setor educacional público. Me orgulho de fazer parte dos importantes avanços registrados.

Modéstia à parte, desde 2001, quando tivemos a honra de administrar a Cidade, estávamos bem preparados, norteados pela bússola que foi o Plano de Governo Participativo (PGP), fruto do trabalho conjunto com a população mogiana. Como efeito da participação popular, assumimos a Prefeitura e mudamos radicalmente o conceito da gestão municipal da educação. Além de multiplicar vagas nos diferentes níveis de formação escolar a fim de atender à demanda e acabar com os acampamentos de mães nas portas de escolas para mendigar atendimento, estabelecemos um novo modelo de prédio escolar. Os estabelecimentos ganharam sedes modernas e amplas, dotadas de completa estrutura e equipamentos para práticas esportivas, atividades artístico-culturais e incremento intelectual. Isto incluiu bibliotecas multimídia e laboratórios de informática com acesso à internet. 

Associada à remodelação física e operacional das unidades, investimos pesado na qualificação e valorização dos professores e demais profissionais da educação, dentre muitas outras ações. Realço uma das que considero imperiosas para evolução do ensino municipal: a efetiva participação dos pais no acompanhamento educacional dos seus filhos. Trabalhamos fortemente na motivação conceitual da Associação de Pais e Mestres (APM), auxiliando na sua integral reestruturação, para tê-la como imprescindível parceira, objetivando o ensino de qualidade. Todas as iniciativas crescem em ritmo acelerado nas gestões do meu sucessor, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD).

Apesar da magnitude e importância dessa parceria com os pais e com os alunos, na maioria das administrações municipais, ela passa esquecida e desestimulada. É uma pena porque a dinâmica da educação demanda o envolvimento de todos os atores. Não dá para limitar o processo de aprendizagem ao trabalho dos professores que, por melhores e mais eficientes que sejam, precisam do respaldo dos demais elos da cadeia produtiva do setor educacional. 

Nesse sentido, felicito os representantes de organizações estudantis e autoridades públicas pela realização, na terra mogiana, do II Encontro de Grêmios Estudantis. O evento dá à sociedade o recado cristalino de que a luta pela melhoria da qualidade educacional no País é de responsabilidade de todos, robustecendo o conceito participativo. Para o Brasil ser a nação de Primeiro Mundo que almejamos, o passo inicial é garantir ensino qualificado e acessível à população de todas idades e níveis socioeconômicos. Portanto, o bom combate é imperdível. Significa a redenção do País, com igualdade de oportunidades para o povo, sob o carimbo indelével da justiça social.

Junji Abe é líder rural, foi deputado federal pelo PSD-SP (fev/2011-jan/2015) e prefeito de Mogi das Cruzes (2001-2008)

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