sexta-feira, 15 de março de 2013

Novela dos viadutos

O trauma das cancelas nas passagens de nível em Mogi extrapola limites do razoável. Não se cinge à insegurança para motoristas e pedestres. Nem significa apenas a ruptura da mobilidade urbana com congestionamentos monstruosos formados na Cidade, de 400 mil habitantes, dividida ao meio a cada trem que passa. O problema também materializa o veto à expansão e melhoria do sistema ferroviário. 

A redução de intervalos entre as composições e a tão reivindicada extensão do transporte ferroviário até César de Souza ficam embotados na ausência de transposições viáveis para os cruzamentos. Sofrem o enorme batalhão de usuários, os setores produtivos com dificuldades para receber insumos e despachar seus produtos, motoristas, pedestres, toda população de uma região de 2 milhões de habitantes. 

Ao longo dos meus mais de 40 anos de vida pública, peregrinei por gabinetes de autoridades dos governos estadual e federal em busca de obras para eliminar as arcaicas cancelas. Enquanto prefeito de Mogi, conseguimos da CPTM (Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos) a doação dos projetos básicos para construção de um viaduto na Vila Industrial e outro em Jundiapeba. 

Em setembro 2009, acendia-se uma luz para viabilizar as transposições. Fora assinado o convênio entre a Prefeitura e o governo federal para construção dos dois viadutos. De lá para cá, o contrato para execução das obras chegou a ser assinado, mas foi suspenso em 14 de julho de 2011, quando uma sucessão de episódios levou às trocas dos titulares do Ministério dos Transportes e órgãos a ele vinculados. 

Quando assumi vaga na Câmara Federal, iniciamos a cruzada para destravar os imprescindíveis viadutos. Já realizamos até audiência pública para cobrar explicações do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e recebemos três prazos descumpridos. Tudo, apesar de havermos garantido dinheiro no Orçamento da União para execução das obras. O apelo não foi de um sozinho. Mas, sim da bancada paulista no Congresso: outros 69 deputados e três senadores solidários à luta de Mogi. 
Junji, em mais uma das muitas cobranças ao ministro Paulo Passos 

Em mais uma das ações empreendidas em prol dos viadutos, cobramos, de novo, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Ele prometeu concentração de esforços para dar andamento às obras. Disse que convocaria o Dnit para acelerar contratações de projetos executivos de Engenharia e da supervisão dos trabalhos (exigências extras após os desmandos na Pasta). Infelizmente, no Poder Público, tudo é demorado. Mas, não se pode perder a esperança nem deixar de lutar. Vigília e a firme cobrança, eu garanto!

Junji Abe é deputado federal pelo PSD-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário