sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ano de pessoas melhores

Perdão e gratidão. Duas palavras simples de significado amplo e profundo. Porém, nem sempre praticadas com as merecidas frequência e intensidade. Estamos prestes a encerrar mais um ciclo de 365 dias. A Terra se prepara para completar mais uma volta em torno do Sol. E nós, pequeninos na imensidão do cosmos, ficamos envoltos por preocupações cotidianas.

Às vésperas da virada do ano, é normal a lembrança das urgências. Daquelas pendências, gigantescas ou minúsculas, que precisam ser eliminadas. Na expectativa dos dias vindouros, nada custa rememorar questões fundamentais, inexplicavelmente deixadas em aberto. Sim, é a correria que conduz à falta de tempo. Mas, o que justifica um perdão não pedido nem concedido? Ou um ‘muito obrigado’ não dito?

Aqui, entram as duas palavrinhas de valor inestimável. Penso que nossos esforços precisam ser dirigidos à meta de sermos pessoas melhores. Não mais ricas e nem mais poderosas. Apenas – e isto é de nobreza ímpar – pessoas melhores. Tanto os bens materiais quanto o poder são efêmeros. Passarão e se transformarão num piscar de olhos da eternidade. O que fica é a bagagem de conhecimentos. E o que cada um traz na alma.

Sob a ótica do que é fundamental, a matemática de perdas e ganhos se desprende do sentido convencional. O balanço passa a ter outro contorno. Estar no verde ou no vermelho depende diretamente do bem que se faz ou se deixa de fazer a alguém. São ações que enriquecem ou empobrecem a alma humana. E isto independe do saldo na conta bancária e das posses.

A cada dia, reafirmo minha convicção de que o ser humano foi criado para ser bom. Nenhuma obra de Deus poderia ser ruim. Mas, com o privilégio do livre arbítrio, nem sempre a escolha é o caminho do bem. As opções erradas vão corroendo a alma até não restar sequer o pó.

Da mesma forma, é possível fazer escolhas certas. E ficar do lado do bem. Não requer prática nem habilidade. Apenas o desejo sincero e o trabalho firme de cultivar as dádivas recebidas do Criador. Acredite: o mundo precisa de pessoas melhores, cada vez melhores.

Para levar adiante essa revolução interior, vale começar pelos pequenos acertos. Agradecer sempre, todo o tempo, por tudo. Até as situações aparentemente adversas merecem gratidão. Elas trazem grandes lições e até o sofrimento necessário para despertar a força interior, passaporte para a superação. Sim, a capacidade de se erguer e seguir em frente, sem lamentar ou sucumbir à autopiedade.

Ainda focando os pequenos acertos, pinço a necessidade do perdão. Em mão dupla! Ser indulgente e também pedir perdão. Nenhum mortal está imune aos erros. Portanto, a regra é a mútua compaixão.

Falo de perdão e gratidão em todos os sentidos. São palavras que precisam ser traduzidas em atos no dia a dia. Nada de deixar para amanhã. Peça e aceite desculpas sempre. Faz bem ao coração perdoar e agradecer. É muito importante dizer obrigado à atendente de uma loja. É fundamental agradecer a Deus pela família maravilhosa, pelos amigos leais, pela vida.

Na jornada pela evolução da alma, saímos com a vantagem da essência divina, concedida a cada um. O restante é boa vontade e prática cotidiana. Que em 2012 tenhamos fé, saúde, determinação, paz, coragem, sabedoria e bondade para fazer de nós mesmos pessoas sempre melhores.

Muito obrigado! Feliz Novo Ano!
Junji Abe é deputado federal – PSD-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário