quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Espaço para a vida


Uma amiga costuma dizer que é preciso abrir espaço na vida para as boas coisas entrarem. Se elas chegam e se deparam com lotação geral, desistem e vão embora. Isto vale para tudo. Aqueles trajes e calçados enchendo o armário sem que você se sinta confortável para usar são bons exemplos de guardados desnecessários. Às vésperas do ano que chega, seria muito proveitoso – e solidário – juntar os pertences inúteis para você e doá-los à finalidade que lhes deu origem. Traje foi feito para vestir e sapato para calçar. Nenhum deles, para guardar.

Importante: nada de se ressentir das doações. Doe de coração e perceberá o quanto é bom se desfazer de itens que serão festejados por quem tanto precisa. Não é só. Sentirá a alegria de livrar-se de apegos tolos que povoavam seu cotidiano sem acrescentar nada a sua vida.

Já que o tema é faxina, vale uma profunda reflexão sobre os habitantes da sua alma. Mágoas, rancor, desprezo e tantos outros sentimentos ruins ocupam o dobro do espaço das emoções positivas. Pior. São uma carga muito pesada que espanta a alegria, o carinho, o amor, a vontade de viver mais e melhor. Então, aproveite os momentos finais do ano que se despede para aparar as arestas com o que quer que tenha gerado ocupantes indesejáveis no seu interior.

Se vai vestir branco na virada do ano, pular sete ondas, dar três tapinhas no poste mais próximo ou fazer qualquer outra simpatia, ótimo. Mas, tome uma atitude de bem para 2011: limpe sua alma, derramando sobre todas as dores e sentimentos ruins o sagrado bálsamo do perdão. Isto mesmo. Perdoe quem lhe causou frustrações, faça as pazes com os amigos que se distanciaram, reate os laços com familiares de quem você se afastou e restabeleça a harmonia no seu cotidiano. Você vai se sentir livre e leve.

A Terra se prepara para completar mais uma volta de 365 dias em torno do Sol. Festeje o momento com a alma lavada, livre de qualquer carga inútil, sensível à beleza das coisas simples e aberta à felicidade. Sonhar é sempre bom. Como diz a canção, “alimenta o tempo acordado de viver”. Mas, não adianta guardar planos velhos que, você sabe, não sairão do papel nem do seu cenário mental. Revigore as energias da mente, formulando planos que tenha vontade de realizar. E batalhe por eles. Verá que os antigos e empoeirados projetos não lhe interessavam mais. De novo, sentirá o alívio de deixar de carregar peso morto e passará a respirar a vontade imensa de lutar pelos novos rumos que traçou.

Não sou nenhum destes célebres escritores de livros de auto-ajuda nem profissional especializado em tratar de conflitos psicológicos. Sou apenas alguém compartilhando com você boas lições que tive ao longo da minha vivência.

Esta mensagem foi o modo que encontrei de manifestar meu profundo desejo de que você tenha um ano maravilhoso. Livre para amar e receber amor, forte para lutar pelos seus ideais, sensível para compartilhar os bons acontecimentos, hábil para lidar com situações não tão positivas, paciente para esperar dias melhores, solidário para confortar quem sofre, aberto para receber as boas coisas da vida e grato a cada amanhecer. Tudo, com muita fé, paz, saúde e as bênçãos de Deus. Feliz 2011!

Imagens produzidas pela minha amiga, a fotógrafa Mônica Antunes, no Parque Centenário, em Mogi das Cruzes.
Junji Abe é deputado federal - DEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário